sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pele Oleosa

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.
Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética. Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.
Poros Dilatados
Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.
Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.


Limpeza




A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.




Esfoliação


A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes






Tonificação


A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele.
Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele.
Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece.


Hidratação


Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.



Proteção Solar


Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.






Maquiagem


Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é extremamente importante que a pele esteja limpa e tonificada. Utilize base facial livre de óleo e use um pó facial para tirar o brilho excessivo da pele. Mas cuidado para não usar maquiagem em excesso, pois isso pode deixar a pele ainda mais oleosa.