segunda-feira, 20 de julho de 2009

Hidratação Cutânea!

Hidratação e Regeneração da Pele

O processo de hidratação da pele da pele humana acontece por duas vias: a via interna e a externa A via interna : esta acontece quando o suor que é constituído por água e sais minerais atrvessa as camadas de pele e chega a epiderme. A hidratação por via externa acontece quando introduzimos na pele substâncias cosméticas e farmacêuticas com capacidades de umedecer as camadas externas da pele.Para hidratar a pele de forma natural é necessário a ingestão de bastante líquido. A água é a melhor das opções, porém, sucos naturais e água de côco são excelentes opções.No verão, embora o fato de suarmos muito nos leva a termos maior aporte de líquidos dos extratos mais profundos da pele para a epiderme, entretanto, as pessoas que gostam de expor-se demasiadamanete ao sol deverão ter cuidados redobrados com a pele para evitar a perda excessiva de água para o meio externo. No inverno, quase não suamos, isto, portanto, teremos uma epiderme carnte de umidade, o que nos leva a lançar mão de hidratantes cosméticos, principalmente aqueles que tem em sua composição os componentes do NMF, confirmando assim a teoria dos autores citados.
Qual a tecnologia mais avançada neste caso? para hidratamos a pele há somente duas alternativas: ou introduzirmos a água ou evitamos a perda dela para o meio externo.
A melhor maneira de introduzir água na pele é através da corrente galvânica, utilizaremos soluções eletrolíticas contendo em sua composição ativos capazes de manter a umectação dos extratos da epiderme.
Outra alternativa é evitar a perda transdérmica, isto é, a perda que ocorre pela evaporação através da epiderme, utilizando substâncias oclusivas como óleo de gérmen de trigo, semente de uva, girassol entre outros.
A pele hidratada mantém seu teor de água em todas as suas camadas . O que lhe dará um aspésto saudável, elasticidade e suavidade.
A epiderme (camada mais externa da pele) esta sempre se renovando e sua ultima camada, que faz contato com o meio exterior é chamado de camada córnea. Isto ocorre porque as células perderam o núcleo, mas mantiveram a estrutura com grande quantidade da proteína denominada queratina. A camada córnea é portanto o envoltório protetor da pele sendo a responsável pela interface com o mundo exterior.
A camada córnea é a principal responsável pôr manter a quantidade de água em todos estes níveis da pele. Se ela estiver funcionando de forma inadequada, a perda de água pode ser grande, levando a desidratação cutânea.
A epiderme também é responsável pela regeneração da pele. A cada 28 dias uma célula caminha desde a junção dermo-epidérmica até o extrato córneo, desprendendo-se então como uma célula morta. Quando a pele encontra-se desidratada, esta reconstituição e troca ficam alteradas dificultando a regeneração cutânea natural. Por isso, a hidratação cutânea é tão importante para a cútis.
Para um bom funcionamento do mecanismo de hidratação deve haver uma capacidade controlada de reter água pelo estado córneo, de modo que a taxa de evaporação de água permaneça sempre o mesma. Isto irá depender de composição e integridade da camada córnea assim como também do nível de agressão do meio exterior.
Quando houver alterações na superfície da camada córnea (queimadura, escoriações, rompimento) ou perda excessiva de lipídeos ou hidratantes naturais, a pele torna- se seca, áspera, sem elasticidade ou flexibilidade. O sol, os poluentes, a umidade relativa do ar também são fatores que interferem na hidratação da pele. Além disso, certas doenças como atopia ou ictiose (doenças que mudam a camada córnea) e também fotoenvelhecimento interferem na capacidade hidratante da pele.
Os constituintes naturais do estrato córneo são formados por aminoácidos carboxilato pirrolidone (PcaNa), uréia, sais minerais, água e lactatos. As gorduras de superfície (sebo) como colesterol, ácidos graxos e ceramidas também são importantes para evitar a perda de água.
As pessoas adultas devem usar hidratante em toda a pele pelo menos uma vez ao dia. Devem também evitar substâncias irritantes e que provoquem desidratação como sabões, detergentes, álcool.
O mecanismo de atuação desses produtos podem ser três tipos:

Oclusão: Promovido por ingredientes lipídicos ou emolientes (óleos vegetais, lanolina, ésteres de ácidos graxos, etc.).
Umectação: Por aplicação de substâncias hidroscópicas, que retém água na superfície da pele ( glicerina, sorbitol, propilenoglicol ).
Hidratação ativa: Oferecida por ingredientes intracelulares com capacidade higroscópica, como os constituintes do fator de hidratação natural ou através da ação na estrutura celular, como os alfa- hidroxiácidos ( AHAs ) e seus derivados. Produtos com estes princípios ativos são também chamados de "hidratantes terapêuticos".

A proposta de hidratação ativa é cada vez mais sedutora, porque além de manutenção aquosa há estimulo para sua regeneração. Os hidratantes com alfa hidroxiácidos também podem ser utilizados nos tratamentos de doenças dermatológicas para evitar a atrofia cutânea.