segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saiba mais sobre a Drenagem Linfática Facial

Muitas mulheres acham que a drenagem linfática está associada apenas com o corpo e desconhecem que ela também pode ser feita no rosto. A drenagem linfática facial é um tratamento cheio de benefícios e tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, pois estimula o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e ajuda na eliminação de líquidos que ficam retidos. Age também tonificando a pele e retardando o envelhecimento dos tecidos.

A drenagem facial é eficiente na melhoria da circulação sanguínea, ampliando a vascularização da região onde é aplicada, eliminando bolsas e marcas de expressão na região dos olhos e é muito indicada para pós-operatório, pois quando realizada na área da cirurgia, há a compreensão do líquido retido e sua eliminação de forma rápida pelo organismo evita infecções.
Já para as cicatrizes, é ótima logo após a lesão, pois melhora a capacidade linfática e a circulação, diminuindo o edema. Se feita muito tempo depois, as chances de ficar sem nenhuma marquinha são menores, pois a circulação já ficou comprometida em função do inchaço provocado pela lesão.

A técnica da drenagem linfática facial é um pouco diferente da corporal, pois o rosto é mais delicado e necessita de toques mais suaves. O tratamento consiste em duas etapas. Primeiramente é feita a abertura dos gânglios (pescoço, colo e axilas) e em seguida, é feita a drenagem direcionando a linfa com seus conteúdos (toxinas e líquidos) retidos para serem eliminados por esses gânglios.
As sessões de drenagem linfática facial podem ser feitas uma vez por semana ou até mais, para tipos de pele mais necessitados. A freqüência ideal depende de cada caso, mas o importante é manter a regularidade do tratamento para não prejudicar o resultado final.