domingo, 22 de maio de 2011

A BASE de tudo!!

Não existe make-up perfeito sem ela! Então, aprenda a escolher a sua
Batom, sombra, lápis, rímel e corretivo. Mas antes de tudo isso, para uma maquiagem perfeita, sempre deve vir ela: a base.
Com a função de uniformizar a pele, escondendo manchas e imperfeições, ela é indispensável em qualquer make-up. O produto evoluiu e hoje já ganhou ares de tratamento de beleza. Em suas formulações, efeito tensor, fator de proteção solar, complexo anti-radicais livres e até antibactericida dão o tom a mais na maquiagem.
Quando bem aplicada, o resultado é simplesmente surpreendente: uma pele lisa, uniforme e sem manchas. Por isso, as bases faciais passaram a ser peça-chave na hora da maquiagem. Siga as dicas e garanta uma pele de pêssego.

A base facial é um item indispensável na hora de se maquiar. Mas antes de qualquer coisa é necessário que você saiba qual o tipo ideal para a sua pele de modo a conseguir um efeito deslumbrante, cobrindo manchas, olheiras e outras imperfeições.
Além de unificar a pele e deixá-la com uma aparência mais homogênea, a base serve como alicerce para receber a maquiagem propriamente dita.
Antes de começar o "ritual" de preparação, você tem que decidir -- existem inúmeras opções no mercado -- se vai querer usar uma base líquida (ideal para uma cobertura mais natural e suave), cremosa (perfeita para disfarçar manchas e rugas) ou compacta (para uniformizar a pele, dando um efeito de base e pó ao mesmo tempo). Há ainda as que são cintilantes, ótimas para dar aquele brilho em alguns pontos, como o colo, mas estas não cobrem as imperfeições da pele.
Depois disso vem um passo importantíssimo: a escolha do tom certo para não comprometer o efeito final. O melhor tom da base não deve ser nem acima nem abaixo da cor natural da pele. Para escolher, minha dica é ir a uma loja de cosméticos e testar os vários produtos no próprio rosto. Devemos optar por produtos específicos para o seu tipo de pele:

Peles secas

Para evitar o aspecto "empoeirado", o ideal é usar base líquida "oil-free" (que dá cobertura neutra, com pH balanceado, sem alterar a pele). As cremosas devem ser a última opção, pois podem dar uma aparência de pele rachada.

Peles oleosas

Deixe de lado as bases compactas e as cremosas.
O certo é optar por uma base "não-comedogênica" (leve, com estrutura química não-gordurosa, sem potencial para entupir os poros). Escolha uma base líquida de efeito mate, para esconder o brilho da pele por mais tempo.
Peles normais ou mistas: escolher bases líquidas ou compactas, ainda que a duração desta última seja menor.
Maquiagem é uma loucura! A cada dia, surgem no mercado dos cosméticos novidades. Descobrir o que é cada coisa, ás vezes, fica muito difícil! Sempre surgem algumas perguntas: o que é melhor para a minha pele? Qual é mais adequada para o meu estilo de vida? Qual usar?
O pancake, a base e o duocake são cosméticos da maquiagem utilizados para fazer a cobertura da pele. Pode-se dizer que é a sustentação da maquiagem e procuram camuflar algumas imperfeições do rosto. A escolha da maquiagem em geral deve levar em conta a consistência, coloração, fixação, qualidade, e, principalmente, a adequação de cada um no uso de cada tipo de maquiagem.
A base é um cosmético mais indicado para uma maquiagem para um período de pequena a média duração, para peles menos oleosas e para pessoas que não transpiram muito na face. Pode observar que há pessoas que ás vezes você vê em um evento (formatura, festa, casamento, entre outros) que depois de duas horas de festa já está com a maquiagem desmanchando, formando aquela famosa olheira debaixo dos olhos, parecendo que a maquiagem dos olhos se desfez um pouco. Isso acontece porque a maquiagem usada não foi adequada para o período ou para a pele! É necessário observar sempre isso! Para quem tem pele seca essa cobertura é considerada ideal. Caso use a base, terá que utilizar ainda o pó facial ou compacto para finalizar a cobertura.O pancake é indicado para uma maquiagem de longo período de duração e para quem possui pele oleosa, pois adere melhor na pele e tampa os poros, impedindo a transpiração excessiva. Há maquiadores que acreditam que essa fornece um efeito mais uniforme no rosto, mas tudo vai depender do tipo da pele. Para quem tem que trabalhar o dia todo maquiada, essa aqui é uma boa alternativa devido o seu poder duradouro.

O duocake é uma espécie de base e pancake, é um pouco mais cremoso que o pancake, mas não chega a ser tão cremoso quanto à base, sendo considerada adequada para um período média à longa duração. Para quem tem pele oleosa, essa não é uma boa alternativa.

Cada um possui um tipo de pele. Para escolher qual dessas coberturas de maquiagem você vai usar, basta utilizar um pouco do senso crítico e observar as características de sua pele! Maquiagem não é assim tão difícil como parece! Vamos lá! Escolha a sua cobertura ideal e arrase na maquiagem!

Mão na massa

Para determinar o tom ideal de base para a sua pele, aplique uma pequena quantidade de base na linha do maxilar (na divisa entre o rosto e pescoço) e esfume. Se desaparecer você encontrou a cor de base ideal.
Feita a escolha correta da base, chega a hora da aplicação. O primeiro passo é estar com a pele bem limpa e hidratada. Não se esqueça de usar um protetor solar diariamente, antes da maquiagem. Para aplicar a base líquida, coloque pequenos pingos do produto por todo o rosto, colo e pescoço. A aplicação no pescoço, colo e orelhas é fundamental. Inclusive na nuca, se ela for aparecer.
Depois, espalhe a base, com a ajuda de uma esponja umedecida, em movimentos circulares até conseguir um resultado homogêneo. Se exagerou, não se desespere: aperte um lenço de papel contra o rosto por alguns segundos. A base cremosa deve ser aplicada com uma espoja umedecida em loção tônica ou água, também em movimentos circulares.
Vale lembrar que as bases de hoje já disfarçam olheiras e manchas, porém alguns truques com o uso de corretivos podem deixar o make ainda melhor. Para cobrir as olheiras, aplique um corretivo mais claro que a base, de modo a iluminar a região dos olhos. A melhor maneira de aplicá-lo é dando leves "batidinhas" com um pincel - ou com os próprios dedos. Após isso, finalize com o uso de pó facial para controlar o brilho da maquiagem.

Já para disfarçar as manchas de gravidez, de sol e espinhas, também é necessário o uso do corretivo. Para as manchas mais escuras, o ideal é um corretivo mais seco.
Agora, se a mulher tiver várias manchas na pele, deve escolher somente algumas para cobrir e dar apenas uma amenizada nas outras, caso contrário ficará com um aspecto 'mascarado'. Por isso é fundamental o uso do bom senso na hora de se maquiar.

Dica para economizar na base: misture-a com um pouco de hidratante facial

Infelizmente a maquiagem fica mais cara a cada dia que passa. Um dos produtos mais caros e que duram menos é a base, que vem em um potinho geralmente pequeno e que é o que usamos em maior quantidade.
Uma dica para economizar no produto sem prejudicar o efeito da maquiagem é usar um pouquinho menos e misturar com um hidratante facial. Fica mais fácil de espalhar pelo rosto todo e o efeito é praticamente o mesmo.

Beijoo Bom Domingo!!