terça-feira, 31 de maio de 2011

Hidratação.. é o que a sua pele pede e precisa neste inverno!!

O frio está chegando e, com ele, as noites regadas a vinho, os casacos chiques, o quentinho dos edredons... até aí tudo bem, mas junto com ele vem também a pele ressecada! Mal o inverno bate à nossa porta e efeitos já podem ser percebidos. Seja qual for o tipo - normal, mista, seca ou oleosa - é possível sentir logo as primeiras mudanças de textura e brilho. Mas não se desespere! Existem várias maneiras de ter uma pele linda e saudável mesmo na estação mais seca do ano.

Hidratar é preciso!

Nenhuma roupa isola o corpo totalmente do frio. Agredida pelo clima, a pele requer hidratação constante e caprichada. Pois essa é a hora de usar e abusar dos cremes. Enquanto as glândulas sebáceas "hibernam", diminuindo a oleosidade natural da pele e tornando-a acinzentada e antiestética, os poros e vasos da superfície epidérmica se comprimem (vasoconstrição). Com isso, a pele se fragiliza tornando-se mais sensível. Durante a estação, é comum, inclusive, a pele "rachar", provocando aquela ardência super incômoda. Sem falar na coceira - o prurido de inverno também ocorre devido ao ressecamento.
A chance de alergias é maior, porque a pele fica sem (ou quase sem) defesa. Como se não bastasse, quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano, porque as danadas ficam mais aparentes devido ao ressecamento. Calma, calma! Isso não significa que você vai chegar ao inverno com pele de pêssego e sair da estação parecendo maracujá de gaveta! O clima seco pode, sim, provocar sulcos, mas eles somem facilmente desde que se use hidratante. Pois é, bastam alguns cuidados bem simples, como a hidratação, e um carinho a mais para deixar sua pele uma porcelana, mesmo no frio.

Mão na massa, aliás, no creme

O hidratante deve ser aplicado de duas a três vezes por dia, de preferência após o banho, quando ainda há umidade na superfície da pele, facilitando a absorção do creme.
Mesmo com as novas fórmulas oferecidas pela biotecnologia, por exemplo, não se deve desprezar a ação dos hidratantes clássicos na dermatologia, que mimetizam o fator de hidratação natural da pele. São compostos por agentes iguais aos que a nossa pele produz, como uréia, lactato de amônio e aminoácidos, vitamina C, que hidrata e é antioxidante.

É importante, também, combinar ativos de oclusão (lubrificantes, como óleo de amêndoas e de semente de uva) e umectação (retém a umidade na superfície). Todos esses ingredientes reforçam a ação do hidratante principal ou mais ativo da fórmula, aumentando o tempo e qualidade de ação.

Para quem luta contra a oleosidade do rosto e tem medo de apostar na hidratação, uma dica: existem hidratantes faciais que são oil-free, ou seja, hidratam sem excesso de óleo e com componentes que não provocam acne ou oleosidade extra.

Nas áreas mais ressecadas, como mãos, cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas. A hidratação do corpo, onde existem menos glândulas sebáceas, deve ser mais intensa do que a do rosto. Recomendo, também, que não se comprem cremes desenvolvidos fora do país, porque eles são adaptados para as necessidades do tipo de pele que enfrente temperaturas mais rigorosas. Trazer produtos de fora pode ser um verdadeiro desperdício de dinheiro. Na Europa, por exemplo, o tipo de pele é mais seco, o que requer hidratação mais pesada, enquanto aqui, no Brasil, ela deve ser mais suave.

O fato é que, seja qual for o seu tipo de pele, não há motivo para fugir da raia e, mesmo se você não tem muita paciência para ficar aplicando o hidratante, vale a pena tirar um tempinho para a tarefa, porque os resultados certamente compensam o esforço.

Cuidados passo a passo

Veja, agora, as dicas para deixar a pele do seu rosto com aquele viço digno de celebridades.

Manhã:

1 - Faça uma limpeza ou com sabonete suave (para todos os tipos de pele), sabonete hidratante (seca ou ressecada) ou com sabonete anti-oleosidade do tipo leve ou com hidratante associado (pele com acne ou pele oleosa).

2- Hidrate e nutra a pele com gel-creme ou qualquer solução oil-free, como serum (mista, normal ou pele com acne). Se a sua pele for seca, utilize o creme tradicional.

3- Não se esqueça do protetor solar! Filtro solar oil-free (mista, normal, pele com acne) ou filtro solar em creme para a pele seca. Fator 20 ou 30 bastam para o frio. Afinal, é importante lembrar que sol é sol, seja no verão, no inverno, em dias nublados ou chuvosos.

Tarde:

Não é necessário refazer o ritual da manhã, exceto se a pele estiver ressecada. Pode ser preciso lubrificar, também, as áreas mais sensíveis expostas ao frio, como lábios e pálpebras. "Algumas marcas vendem hidratantes lubrificantes para as duas áreas simultaneamente", conta a Dra. Anna Carolina. Já para quem acabou de passar por procedimentos como peeling, a atenção deve ser redobrada, adotando-se uma terapia combinada de emolientes: leite de limpeza, óleo de banho emoliente, creme emoliente. Se não for esse o caso, deve-se apenas reaplicar o filtro solar, lembrando de remover a camada anterior apenas com água, sem sabonete, ou com lenços umedecidos.

Noite:

Essa é a melhor hora para usar cremes de ação esfoliante e clareadora, que são mais agressivos.