Com variadas opções de cores, há sempre uma mais indicada para cada ocasião
Tem quem use no dia a dia e quem a reserve somente para festas e situações mais especiais. Mas a sombra não pode ser considerada apenas como um detalhe da maquiagem. Aliada a uma produção cuidadosa, ela tem o poder de dar uma boa valorizada na finalização do seu make up. A grande questão é saber como escolher nessa infinidade cada vez maior de tonalidades e texturas.
O que é preciso ter em mente é descobrir o que fica melhor para você. Para não ter erro, as grandes coringas desse tipo de cosmético: marrom e preta. Ficam bem para qualquer tom de pele.
O cosmético pode e deve ser usado no cotidiano. Uma pessoa que trabalha em um escritório, por exemplo, fica bem com uma sombra rosada. Para o dia, opte por tons que não tenham muito brilho, como as de cores neutras e pastel, como o bege, o lilás e até o marrom. Adote sempre as mais clarinhas. Ao cair da noite, entretanto, você pode abusar das tonalidades mais escuras. As cores fortes, o preto e o brilho ganham espaço.
Sobre o jogo de cores em uma mesma maquiagem, é uma questão que depende de estilo e momento. Vai do gosto pessoal de cada uma e das tendências do momento. Você pode usar quantos tons quiser. Mas certo policiamento em relação a exageros é sempre necessário.
O jeito certo de passar o produto é com pincel. Ele deixa a maquiagem bem acabada e o resultado fica mais natural. Com o dedo pesa um pouco. Existem vários tipos de pincéis e, o interessante, é ter um para a sombra clara, um para o côncavo, outro para a sombra escura e outro para esfumar.
Sombra e formato de olhos
Pequenos: tem que cuidar para não deixá-lo muito fechado, arredondado. Escolha uma cor clara para o côncavo e escura para fora. Nunca use lápis dentro dos olhos, sempre por fora. A não ser que seja um olho todo preto, aí aplique dentro, fora e esfume. Isso dá uma sensação maior para o branco do olho.
Grandes: o olho pode ser bem marcado. Para o dia é possível usar os tons de marrom, que fica bem suave. Em uma produção para noite, pode se fazer bem preto. Sempre passe o lápis dentro do olho.
Juntos: procure passar um tom clarinho na parte interior da pálpebra e esfumar a parte de fora com um tom mais escuro.
Separados: opte por uma sombra de tonalidade escura em toda pálpebra.
Combinações para Sombras:
Canto Interno: Azul
Canto Externo: Grafite
Blush: Rosado
Canto Interno: Prata
Canto Externo: Grafite ou Preto Opaco
Blush: Rosado
Canto Interno: Pérola
Canto Externo: Grafite
Blush: Pêssego
Canto Interno: Dourado
Canto Externo: Marrom
Blush: Rosado