Às vésperas do Carnaval, pegue leve na composição do look no rosto
Os olhos sofrem por conta do carnaval, pois, nesta época do ano, crescem os casos de inflamações oculares, segundo especialistas. A maquiagem carregada que, em muitos casos, substitui a fantasia faz com que mulheres e crianças tenham maior risco de contrair conjuntivite (inflamação da conjuntiva) e blefarite (inflamação das pálpebras). E as aglomerações facilitam a disseminação da conjuntivite, cujos sintomas são olhos irritados, coceira, inchaço nas pálpebras, fotofobia (aversão à luz) e secreção viscosa.
Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, mesmo as maquiagens que apresentam o selo “produto dermatologicamente testado” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista.
— Sombras purpurinadas ou com glitter podem arranhar o cristalino ou ainda se alojar nas pálpebras, causando irritação. Até mesmo na aplicação do rímel a vista pode ser arranhada por falta de habilidade ou descuido. Caso aconteça um incidente semelhante, o ideal é seguir diretamente a um pronto-socorro oftalmológico. Se não for possível, recorra a um médico de confiança — diz Neves.
De acordo com o oftalmologista, xampus e sprays para cabelos também inspiram cuidados, já que podem provocar inflamações.
— A conjuntivite tóxica costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. Quando a vista começa a arder e a pessoa sente dificuldade para enxergar é importante lavar os olhos abundantemente com água fria.
Para evitar esses problemas oculares, o pesquisador recomenda manter as mãos limpas, evitar coçar os olhos, não compartilhar objetos e maquiagem, e optar por locais arejados. E, na prevenção da blefarite nas crianças, “o ideal é evitar qualquer produto na área dos olhos dos pequenos”. “Mas quando insistem em se enfeitar, os pais podem usar pasta d’água que é totalmente inofensiva e ainda protege a pele de brotoejas”.
Se o sintoma persistir, ou mesmo se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinha. Procure ajuda especializada imediatamente.