terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dieta para a Pele

Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde. Provavelmente, você conhece os benefícios de alguns deles, como a soja e o iogurte. Mas já ouviu falar dos efeitos extraordinários que tem sobre o rosto um simples pepino? Ficar informada a respeito de tudo o que há de novo em matéria de nutrição vai enxotar muitas daquelas rugas que gostariam de aparecer sem ser convidadas. Alguns alimentos deliciosos, e comuns, podem fazer maravilhas por sua pele.


Confira:

Arroz integral é aliado na luta contra a flacidez. Ele contém sílicio, que estimula a produção de colágeno e elastina. Aveia é excelente para combater a acne, pois tem ação bactericida e anti-inflamatória. Já a romã ajuda a proteger a pele dos efeitos da radiação ultravioleta do sol; e as vitaminas do complexo B, presentes nos peixes, regulam as glândulas sebáceas, combatendo a oleosidade. Quer mais? Consuma maçã, que possui alta concentração de quercitina, substância do grupo dos flavonoides que tem poderosa ação antioxidante.

Mais alguns alimentos:

Para tonificar, nada melhor que a cenoura: o ácido lipóico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e, de quebra, ajuda na hora de pegar uma cor. Ela carrega uma bateria de poderosos antioxidantes, as vitaminas A, C e E, e ainda recupera estas duas últimas, que a pele perde diariamente. O conselho é preferir a cenoura orgânica (porque o agrotóxico diminui as vitaminas dessa raiz) e misturá-la aos sucos.



As frutas vermelhas - morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C - formam um exército imbatível. São eficientes em combater os agentes "malvados", os radicais livres. Mesmo consumidas na forma de polpa congelada, elas melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Ainda previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Comer diariamente, em sucos, saladas, iogurtes, gelatinas.
Imagine um alimento que protege você o tempo todo. O iogurte é assim. Encarrega-se de manter os probióticos, bactérias que residem no intestino e o regulam. Sem esse equilíbrio, a pele sofre. Por outro lado, ela abriga uma quantidade muito grande de bactérias do bem, que a defendem. Consumir iogurte mantém essa camada protetora invisível - na sua ausência, a pele se infeccionaria só de sair à rua. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.
Descasque o abacaxi: rico em manganês, tem bromelina, uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, colaborando para combater acne, alergias e outros terrores do gênero. Além disso, essa fruta deliciosa tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza. Todo mundo correndo para o fruteiro! E nem pense em enjoar na hora de adotar esse hábito no cardápio: abacaxi vai bem em sucos, na sobremesa, grelhado, assado, em gelatinas, bolos, compotas e iogurtes.
Elas são mesmo uma uva. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.



A castanha-do-pará não é apenas deliciosa: é um poço de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes tão ou mais poderosas que as da vitamina E. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural.
O germe de trigo é uma excelente fonte do mineral que faz par com o selênio na hora de deixar você mais saudável e bonita: o zinco. E tem um monte de vitamina E, outro antioxidante que ajuda a pele a ficar macia e jovem. Tudo isso impede que a camada de gordura da pele oxide, evitando o envelhecimento precoce e a formação de acne e cravos.
Nada de virar a cara para o pepino; e trate de aproveiar bem todos os que aparecerem pela frente. Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário sobre a pele. E a combinação desses dois nutrientes auxilia inclusive na cicatrização. Não é uma maravilha? Nem mesmo a casca deve ser ignorada, pois, além de ter propriedades digestivas, é antioxidante, já que possui betacaroteno, o pigmento que o corpo transforma em vitamina A. Agora fica fácil de você entender por que tantos produtos cosméticos usam o pepino em sua fórmula.
Câncer de pele é aquele temor escondido que todo mundo tem e exorciza com filtro solar, certo? Quase. Na luta contra esse mal, além de usar FPS, entra em cena um alimento cheio de qualidades e fonte expressiva de vitaminas D e C: o salmão. A vitamina D também é antioxidante e possui uma propriedade que combate o crescimento desordenado das células. O salmão é mais rico nesse nutriente, mas ele pode ser encontrado também na sardinha e nos outros peixes.



A soja é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. Em sua composição, entra um fitormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno: a isoflavona. Na pele, temos receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade. Além de comer soja em grãos (em saladas), pode-se substituir o queijo tradicional por tofu, tomar sopinha de missô (massa de soja), consumir sojinha crocante, leite de soja e sucos à base da leguminosa. Tudo para ficar mais bonita e saudável.

Acrescente este alimentos. Sua pele agradece!