sábado, 23 de outubro de 2010

Tônico facial


Hoje no atendimento na Ação Solidária a pergunta que eu mais respondi foi
Para que serve o tônico facial? Resolvi postar no meu blog para esclarecer essa dúvida ...

O tônico facial tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular da pele.

Utilizado como complemento na higienização facial, ele tem o papel de protegê-la da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele.

Pela manhã, é necessário higienizar a pele, a fim de remover a oleosidade e sujeiras. À noite, é preciso demaquilar o rosto, limpando-o profundamente e retirando resíduos de maquiagem e dos produtos aplicados durante o dia. A tonificação deve ser realizada nos dois horários, para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene. Além disso, é essencial hidratar, usar fotoproteção diariamente e esfoliar a pele, para remover as células mortas e afiná-la, pelo menos, duas vezes por semana.
A etapa da tonificação não anula a necessidade do demaquilante, pois este último contém ingredientes específicos que agem na solubilização dos ingredientes da maquiagem. A loção tônica restaura o equilíbrio do pH e remove possíveis resíduos de maquiagem e de outros produtos higienizantes.
O uso de produtos mal indicados para o tipo de pele leva a um desequilíbrio, principalmente no que diz respeito à hidratação e à obstrução de poros. Por exemplo, o uso de uma loção tônica adstringente em peles sensíveis pode levar a um ressecamento e agravamento dos sinais de sensibilidade. É importante atentar para a escolha dos outros produtos como sabonete, hidratante e filtro solar.
O uso do tônico adstringente ajuda na prevenção do aparecimento de cravos e espinhas, pois favorece a perfeita limpeza dos poros, evitando a sua obstrução, além de ajudar na redução do seu tamanho.

Por que o álcool está presente na composição de um tônico?

O álcool é um ótimo solvente para várias substâncias, mas essa é só uma de suas aplicações. Por muito tempo, esse ingrediente foi utilizado nas loções tônicas devido à sua ação refrescante sobre a pele. Além disso, confere ação anti-séptica (que inibe a proliferação de microorganismos) e delipidante (que retira a oleosidade da pele). No entanto, os excessos levam ao ressecamento, até mesmo para peles oleosas, pois estas reagem produzindo ainda mais sebo. Os tônicos mais modernos utilizam uma baixa concentração deste ingrediente ou não o utilizam na formulação.

Espero que gostem!

Não esqueça - FILTRO SOLAR TODOS OS DIAS!