sábado, 30 de outubro de 2010

a Grande Arte de se Maquiar

Uma boa maquiagem levanta os ânimos de qualquer mulher. Veja as dicas e os segredinhos para cuidar bem dos seus cosméticos e tirar o máximo proveito deles.

Está na hora de melhorar o astral. Um banho morno, com seu sabonete preferido, um pouco de hidrante na pele e aquele perfume delicioso fazem verdadeiros milagres pelos seus ânimos.
Para acabar com a cara amassada, pálida e disfarçar algumas imperfeições, nada melhor que uma maquiagem bem feita e sem excessos. Ela pode ser um verdadeiro ritual, por isso, reserve um tempinho do seu dia e faça com que o espelho vire seu maior aliado. Leia as dicas e vire uma artista da maquiagem.

- Produtos para maquiagem são de uso pessoal. Isso quer dizer: nada de usar os cosméticos da amiga.

- Obedeça o prazo de validade dos produtos, orientado pelo fabricante. Blushes, bases e batons têm validade média de dois a quatro anos. Rímeis e delineadores, segundo os maquiadores, devem ser trocados a cada seis meses.

- Prenda suas madeixas, antes de se pintar. Você não vai querer que a sua base lambuze os fios, não é?

- Compre somente produtos dermatologicamente testados. Eles são um pouco mais caros, mas não agridem a pele e nem provocam alergias.

- Passe um bom batom e ganhe o dia! O batom ilumina, embeleza e, de quebra, protege os lábios contra os raios solares.

- Não deixe o seu batom predileto e caríssimo exposto a altas temperaturas. Eles suam no calor, desequilibrando a relação entre as ceras e os óleos, presentes na formulação. No inverno rigoroso, a camada externa chega a cristalizar.

- Use o delineador labial, para fazer o contorno, com o mesmo tom do seu lábio.

- Nunca use o batom como blush ou como sombra. As fórmulas desses produtos possuem pigmentos e ingredientes específicos para cada área do rosto.

- Coloque, na bolsa, o batom, o lápis, o rímel e o corretivo para retocar a maquiagem, quando for necessário.

- Não economize: tenha uma base para ser usada no verão (mais escura) e outra para o inverno (mais clara). Prefira as que são sem perfume e de tonalidades beges e amareladas. São divididas em: líquidas, cremosas ou pancake.

- A base ajuda a fazer o lastro de sua maquiagem e dá uma tonalidade mais uniforme à pele. Use os dedos ou uma esponja para espalhá-la na face.

- O corretivo é excelente para eliminar pequenos sinais ou aquelas oleiras que denunciam uma noite mau dormida. São encontrados, facilmente, em forma de bastão, lápis, líquida ou cremosa, que são mais fáceis de aplicar.

- O pó fixa as camadas de base e de corretivo, controla o excesso de brilho e prolonga a vida da maquiagem. Podem ser compacto, solto, translúcido, opaco, brilhante ou bronzeador. Como a base, escolha um pó mais claro para o inverno e outros mais escuro para o verão. Sempre, naturalmente, acompanhando o tom da pele.

- Escolha lenços de papel com textura suave, para não irritar a pele. Eles são excelentes para retirar os excessos de produtos, a oleosidade, as impurezas e o suor.

- Os cotonetes são usados para retoques pontuais na maquiagem como, por exemplo, o excesso de rímel ou aquele batom que borrou.

- Os microorganismos adoram restos de maquilagem, portanto, pincéis e esponjas devem ser periodicamente lavados com sabonete líquido suave. O ideal é secá-los com o secador de cabelos na temperatura morna.

- Na hora de tirar a maquiagem, prefira o algodão feito especialmente para a maquiagem, pois eles não deixam fiapos na pele.

- Nunca, jamais, de jeito nenhum, durma maquilada. Use o demaquilante, um tônico e um hidratante, antes de ir para a cama. Use óleos específicos para retirar os restos de rímel, delineador e sombra dos olhos.