quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hidrate sua Pele no Inverno


As consequências de uma má hidratação aparecem, sobretudo, no rosto Não é apenas no Verão que se deve ter cuidado com a hidratação da pele. No Inverno, a pele também necessita de cuidados especiais. Afinal, é o rosto que mais sofre as consequências de uma má hidratação. E se o rosto funciona como cartão de visita, certamente não vai querer antecipar as rugas e as marcas de expressão... Assim, para que isso não aconteça, é importante que a hidratação do rosto seja feita diariamente. Lembre-se que se a sua pele está ressequida é devido ou à falta de água ou de gordura. Acontece que um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já a pele desidratada é flácida e enrugada. Para obter uma hidratação perfeita, o primeiro passo é identificar o tipo de pele. Só assim é possível definir o melhor tratamento. Até porque, uns produtos têm mais água que outros. Descoberto o tipo de pele, deve ter os cuidados necessários para proteger a pele das agressões exteriores, como o vento, o frio, a poluição ou os raios solares. Note-se que o horário escolhido para tratar do rosto é fundamental. Se possível, hidrate a pele de manhã, depois do banho. A maneira como se usam os produtos também é importante: as loções e os cremes devem ser aplicados com algodão, em movimentos rotativos, e o hidratante pode ser aplicado directamente com as mãos; primeiro deverá usar um creme de limpeza para eliminar os resíduos, depois a loção para fechar os poros e só depois o hidratante.
Definição dos tipos de Pele
A pele normal caracteriza-se pelo equilíbrio de água e óleo, portanto não é nem oleosa nem ressequida. Porém, tende a ser mais ou menos oleosa ou seca, por isso é importante reconhecer a diferença por forma a escolher os cremes e hidratantes mais indicados. Assim, as peles normais com tendência à seca devem ser tratadas com cremes hidratantes. Os cremes têm maior quantidade de óleo e fixam bem a água. Já as mulheres com peles normais tendendo à oleosa devem usar gel hidratante, pois não têm óleo. A pele seca caracteriza-se pela falta de água. Assim, o tratamento da pele seca depende da quantidade de água que tem. As peles muito secas devem ser tratadas com cremes e as que têm um maior nível de água podem ser hidratadas com creme. A pele oleosa é desequilibrada devido ao excesso de óleo, pelo que devem ser hidratadas com soluções específicas. As mulheres com este tipo de pele não devem usar hidratantes que contenham óleo.
A Hidratação
O corpo também deve ser hidratado diariamente após o banho, tal como o rosto. Mas, nada de excessos, pois usado em exagero o produto pode obstruir os poros, dificultando assim a respiração da pele. O hidratante deve ser espalhado uniformemente pelo corpo. E as áreas, como os pés, as mãos, os joelhos e os cotovelos, merecem cuidados especiais. Deve, no entanto, ter em conta que se usa um creme que deixa a pele do corpo perfeitamente hidratada, este poderá não ser o mais indicado para o rosto, já que a pele desta área é mais fina. Manter a pele hidratada não é nenhum "bicho de sete cabeças", e os cuidados diários de limpeza e hidratação da pele com produtos de qualidade são fundamentais para mantê-la sempre saudável e bonita. Porém, também deve ter uma boa alimentação e beber líquidos.