sábado, 8 de agosto de 2009

Fotoenvelhecimento! Use Filtro Solar!

Aparentemente, há duas maneiras principais através das quais a pele pode envelhecer. A primeira é geneticamente programada, assim dito envelhecimento normal, afetando a pele do corpo inteiro. A segunda é a que se denomina fotoenvelhecimento e é o resultado da exposição prolongada à luz do sol. O grau de envelhecimento induzido pela luz também depende de um componente genético, uma vez que em pessoas de pele clara e que apresentam queimaduras mais freqüentemente esse processo é mais acelerado. Entretanto, tudo isso depende de quanto de exposição ao sol você se submete ao longo dos anos, seja em atividades ao céu aberto seja tomando banhos de sol ou ambas. Os efeitos do fotoenvelhecimento podem ser avaliados comparando o estado da pele de sua face com a das nádegas ou da cintura, que, normalmente, são cobertas por roupas e dessa forma protegidas do sol. Nessas regiões a pele é lisa, elástica e sem sardas ou rugas, ao passo que na face há sardas e rugas, especialmente em pessoas suscetíveis de pele clara e que tiveram muita exposição ao sol; em pessoas mais velhas, a pele da face tende a ser mais seca, espessa, amarelada, com manchas marrons, sulcada de rugas e com o desenho de pequenas veias escuras. Assim, descontando os efeitos normais do envelhecimento, a diferença entre pele normalmente protegida e a não protegida dá uma medida do fotoenvelhecimento.

O que causa o fotoenvelhecimento?

O fotoenvelhecimento é o resultado de lesões da pele causadas pela radiação UV e acumuladas ao longo de muitos anos de exposição. Da mesma forma que para as queimaduras, a radiação de comprimento de onda da UVB é que tem o maior efeito. A exposição à UVA também pode causar alterações, embora com uma tendência de serem mais profundas. Isso pode acontecer com pessoas que usam câmaras de UV ou tomam banhos de sol com muita freqüência, usando protetores solares que bloqueiam a UVB preferencialmente. Quando o corpo se torna incapaz de uma reparação completa do DNA nas células da epiderme e da derme, as suas estruturas deterioram com mudanças que parecem irreversíveis.
Além disso, as substâncias liberadas durante as queimaduras solares parece que causam danos à derme, afetando os tecidos conectivos e elásticos, os quais dão suporte à estrutura da pele mantendo-a livre de rugas, mas há indícios de que essas alterações se recuperam com o passar do tempo. Se o colágeno e a elastina são lesados pela exposição à UV isso significa que sua pele torna-se mais seca, áspera, espessa, enrugada e com desenho de vênulas escuras. A luz solar também pode causar alterações nos melanocitos que, gradualmente, param de funcionar de maneira adequada, o que resulta no aparecimento de manchas marrons na sua pele, as quais podem adquirir uma tonalidade amarelada com o passar do tempo. Finalmente, a sua epiderme pode se tornar mais fina e mais frágil. O conjunto dessas alterações são os sinais visíveis do fotoenvelhecimento.

Pode-se evitar o fotoenvelhecimento?

Teoricamente, sim, desde que você proteja sua face o tempo todo da luz solar, garantindo uma velhice sem rugas. Isso não tem acontecido, principalmente porque a maioria das pessoas não entendeu corretamente as causas do fotoenvelhecimento. Em primeiro lugar, é fundamental começar qualquer programa de proteção já na infância: estima-se que até 50% da exposição total à radiação UV aconteça até os 18 anos e 75% por volta dos 30 anos. Assim, podemos melhorar a aparência da pele de nossos filhos, começando a agir imediatamente.
Em relação aos adultos, embora o relógio do fotoenvelhecimento já esteja trabalhando há um longo tempo, ainda podemos melhorar a aparência da pele, tendo um maior cuidado com o sol daqui para a frente. Em segundo lugar, é possível que o fotoenvelhecimento progrida continuamente, mesmo com um mínimo de exposição à luz solar, como andar na ida e volta para o trabalho ou estender a roupa no varal; para manter o processo de fotoenvelhecimento não é necessário que haja queimadura ou mesmo que a pele se torne rosada. Isso tudo significa que o esforço para evitar o fotoenvelhecimento deve ser bem maior do que aquele que é suficiente para evitar as queimaduras solares.
Em resumo, qualquer medida que você venha a tomar agora para diminuir o tempo que fica exposto ao sol sem proteção cai ser descontada do fotoenvelhecimento, não importa quando você comece. Embora a pele em seu rosto possa não parecer tão jovem com a da sua nádega, ela ainda vai parecer muito melhor do que se você não tomasse nenhuma medida para protegê-la; quanto mais cedo você começar o programa de proteção da pele, melhor será o resultado.
Como mesmo a luz solar ordinária pode manter o processo de fotoenvelhecimento, torna-se importante considerar-se o uso continuado de protetores solares, que hoje em dia são acrescentados a uma grande variedade de cremes hidratantes e de produtos de maquiagem.