Batom alaranjado, batom ameixa, batom nude... toda hora surge no cenário da moda uma nova tendência em cor que cai na graça das mulheres e dos maquiadores.
Mas, mesmo diante de uma avalanche de novas cores, o vermelho mantém seu status e importância.
No outono-inverno 2011, bocas bem marcadas serão tudo nas produções. Uma pele bem harmonizada e com aparência natural, preparada com base, pó e corretivo é a melhor opção para criar a harmonia perfeita. É a lei da compensação: enquanto uma parte se destaca, outra deve manter a discrição. Para os olhos, no caso de um make diurno, deve prevalecer o nude, enquanto para a noite, vale lançar mão de um delineador mais marcado e esfumaçado de preto. Neste caso, um blush discreto em tons de bronze ou alaranjado também garante um charme especial.
Como realçar a cor e como evitar erros
Para não correr o risco de errar, cada tipo de mulher deve ficar atenta ao tom de vermelho que mais lhe favorece. As clarinhas e orientais, por exemplo, ficam bem com qualquer variação da cor, sobretudo as vibrantes. As morenas precisam tomar um certo cuidado com as tonalidades abertas e dar preferência aos mais escuros. Por sua vez, as negras podem se jogar nos bordos e vinhos sem medo.
E atenção: ao usar um batom vermelho, deixe a sombra colorida guardadinha, pois a combinação pode resultar em um look intenso demais. Excesso de blush também pode destoar o conjunto, portanto, não exagere na dose. E para deixar a sensualidade da cor mais evidente, a dica é aplicar o batom com um pincel para definir melhor o contorno e usar um pouquinho de gloss no centro dos lábios para dar mais volume.