quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Máscaras faciais são poderosas aliadas na limpeza do rosto

Entenda o que a sua pele pede e o produto ideal para deixá-la mais bonita
Muitas vezes consideradas um luxo na rotina de beleza da mulher, as máscaras faciais têm um papel muito importante nos cuidados com o rosto. Elas são capazes de devolver alguns nutrientes à pele, ao mesmo tempo em que esfoliam, retiram as células mortas, hidratam e limpam profundamente.


Mas não é tão fácil encontrar nas lojas, drogarias e perfumarias uma máscara, digamos, especialmente feita para as necessidades da sua pele. E é claro que não adianta comprar qualquer uma, mesmo que seja de uma marca confiável. Antes de mais nada, você precisa saber do que a sua pele precisa. Desse modo você evita que o problema da acne seja agravado ou que a sua pele fique irritada ou descamando.


Como a pele do rosto é bastante sensível se comparada ao resto do corpo, o ideal é que você comece devagar. Por isso, nada de comprar uma máscara muito abrasiva nem aquelas que deixam o rosto ardendo ou pinicando. Escolha uma mais suave e os benefícios serão os mesmos, mas tenha em mente que se você usa algum ácido no rosto, é possível que a sua pele fique sensibilizada a ponto de arder um pouco.


Esses produtos podem servir tanto para reter a oleosidade da pele, como para clareá-la ou para higienizá-la profundamente. Eles podem ser em gel, líquido, pasta, cera, pó ou plástico. Lembre-se de que a máscara precisa ter fácil aplicação e remoção e evite os produtos que possuem ação sensibilizante na pele. Você pode encontrar no mercado máscaras calmantes, relaxantes, nutritivas, emolientes e adstringentes.


As máscaras úmidas não formam película nem secam na pele. Normalmente devem ser deixadas agir por alguns minutos para que atuem. Siga as orientações de acordo com a embalagem do produto escolhido e evite deixá-lo no rosto por mais ou menos tempo do que o recomendado.


Já as máscaras plásticas, como o nome sugere, formam uma película plástica no rosto que deve ser retirada delicadamente. Existem versões delas para todos os tipos de pele. As máscaras em cera são mais oculisivas e normalmente possuem ação tensora e ajudam na hidratação da pele. Podem conter vitaminas e proteínas. Por fim, as máscaras em pó geramente são encontradas em clínicas de estética e são utilizadas em tratamentos específicos e misturadas a outros produtos.





Confira os efeitos dos princípios ativos que você pode encontrar nas máscaras:


- Máscaras calmantes: extratos vegetais de camomila, calêndula e azuleno


- Máscaras adstringentes (indicadas para peles oleosas): extratos vegetais de alecrim, agrião, sálvia, hamamelis e castanha-da-Índia


- Máscaras nutritivas: com vitaminas A e E, elastina, placenta e ginseng


- Máscaras anti-inflamatórias: alfa-bisabol, beta-escina, ácido glicirrízico e azuleno





Se sua pele está apresentando sinais de sensibilidade ou se você está realizando algum tratamento médico, não se arrisque.


Marque uma avaliação sem compromisso!