domingo, 8 de novembro de 2009

Qual é a importância da hidratação?

Trata-se de um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Tem efeito hidratante e revitalizante. Previne e pode, inclusive, atenuar linhas de expressões.

Entendamos melhor que a “Camada Córnea (células mortas)” são compostas de células duras e resistentes, protege o organismo. Nesta camada completa-se o processo de queratinização.

As células são anucleadas, constituídas de queratina e impregnadas com lipídios (como a ceramida). Conferindo a esta camada o controle da perda de água e da penetração de diversas substâncias. As células mais superficiais vão sendo eliminadas pouco a pouco se incorporando ao manto hidrolipídico.

O manto hidrolipídico é formado de uma porção lipídica (sebo da pele e gorduras epidérmicas), uma porção hídrica (água perdida pela transpiração natural da epiderme) e de uma porção gasosa. Além disso, tem o PH mais ácido variando entre 4,5 e 5,5. Funciona como uma barreira protetora evitando a proliferação de bactérias patogênicas.

A principal função do manto hidrolipídico é proteger a pele contra a evaporação excessiva da água contida na epiderme, livrando-a do ressecamento. Sua composição varia de pessoa para pessoa conforme maior ou menor atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas.

Porém, com tantas mudanças na ação do tempo, não podemos descuidar, pois sabemos que existem vários fatores que contribuem para o ressecamento da pele.

O importante é usar após higienização produtos que contenham:

Ácido Hialurônico: Sua propriedade forma um filme a pele fixando a umidade sendo hidratante (retém água na pele), dá maciez, suavidade e tônus.
Origem: crista do galo;
Utilização: cremes hidratantes e cremes para contorno dos olhos;

Colágeno: Sua propriedade oferece grande poder de hidratação, dá sustentação à pele.
Origem: ossos e tendões de bovinos;
Utilização: cremes nutritivos e hidratantes;

Elastina: Sua propriedade aumenta a elasticidade da pele e a retenção da água. Aumenta e melhora o turgor da pele.
Origem: tendões de bovinos;
Utilização: Cremes, géis ou loções.

Pentaglycan: Sua propriedade atua como hidratante.
Origem: tecido conjuntivo animal e humor vítreo;
Utilização: cremes, géis, loções nutritivas e hidratantes.
Importante: Durante a noite a pele deve estar higienizada para receber um creme nutritivo e durante o dia devem ser utilizados hidratantes com fatores de proteção FPS conforme a necessidade da pele.