1. Ponto de destaque O passo inicial de qualquer produção, com ou sem óculos, é escolher o que destacar. De acordo com a maquiadora, em geral, as pessoas procuram destacar os olhos, que ficam atrás da armação. Mas é possível chamar a atenção para a boca, valorizando os lábios com o batom ou gloss, por exemplo. Vale o cuidado para a pele, que deve estar bonita e uniforme. Use corretivo para esconder imperfeições e o pó facial para retirar o brilho em excesso. Já, as sobrancelhas precisam estar bem feitas, já que levantam a expressão facial.
Óculos - Valorize olhos pequenos
2. A impressão é que os olhos ficam menores, quando as lentes estão em primeiro plano. A solução para acabar com essa ilusão é não aplicar o lápis preto na parte inferior das pálpebras (superiores e inferiores). O lápis preto deve ser passado na parte externa da pálpebra, rente aos cílios, para aumentar o tamanho dos olhos. Aplicar o lápis branco na parte inferior também ajuda a abrir o olhar. Cílios em evidência
3. O rímel tem passagem livre para quem vive com óculos. Opte por uma escova que atinja o seu objetivo de deixar os cílios mais longos, curvados ou volumosos. Prefira uma máscara de secagem rápida para não borrar a lente. Usar o curvex vai deixar os cílios ainda mais definidos.Invista no traço
4. O uso do delineador é outra alternativa para que o visual fique destacado, e com naturalidade. Ele provoca um resultado ainda melhor que o lápis. Só é preciso prestar atenção no contorno (fino ou grosso) para não carregar a expressão do rosto.
Óculos - Maquiada durante o dia
5. Quando o look precisa ser mais discreto, apostar nos tons pastéis, para as sombras, e em tons suaves, para os lábios, é certeza de sucesso. O delineador pode aparecer no make com um traço fino, assim valoriza o olhar, e a produção fica natural.
Arrasando durante a noite
6. Se o evento é especial, mas os óculos não podem ficar em casa, não há motivos para se desesperar. A suavidade do make para o período do dia cede espaço para a maquiagem mais elaborada à noite. Vale a regrinha de evitar passar o lápis preto na parte interna das pálpebras para não diminuir o tamanho dos olhos, já o delineador pode ganhar um traço mais largo. Opte por sombras cintilantes (perolada ou prata), escuras (preto e cinza) ou terrosas (marrom e cobre). Para arrematar o visual, use um pincel ou cotonete e esfume a sombra no canto externo dos olhos.